Quem poderia imaginar, que o jovem de Quem Quer Ser um Milionário? se tornaria um ator indicado ao Oscar
2017? Sim, ele mesmo, Dev Patel é o
protagonista nessa adaptação da história real, do indiano Saroo Brierly.
Saroo adulto
interpretado por Dav Patel
O filme dirigido pelo, Garth Davis, que esteve egresso da televisão por um tempo, conta a história de um menino indiano Saroo (Sunny Pawar), que aos 5 anos de idade se perde em uma estação de trem e acaba indo para Calcutá. Começa então a luta para sobreviver nas ruas agitadas da Índia. Saroo passa meses nessas ruas, até que é levado para um orfanato (que parece mais uma cadeia) e lá, ele acaba sendo adotado por um casal australiano, Sue (Nicole Kidman) e John (David Wenham).
Saroo
(Sunny Pawar), Sue (Nicole Kidman) e John (David Wenham)
A história se passa em dois momentos, na infância e depois, na vida adulta de Saroo e além disso é composta por vários flashbacks, uma ótima jogada para misturar cenas do passado com o presente.
Temos que destacar também a bela atuação do pequeno indiano, Sunny Pawar que interpreta Saroo na infância. O garotinho não só deu um show em sua atuação, mas também, na simpatia e desenvoltura que teve em cada uma de suas cenas. Já a interpretação de Dav Patel, não temos o que discutir, foi realmente emocionante. Nicole Kidman e David Wenham, também não deixaram a desejar, vivenciando os pais adotivos do garoto Saroo, o casal esbanja comoção.
Além disso, o filme concorre nas categorias de melhor fotografia e melhor trilha original. E não para menos, a fotografia de Greig Fraser registra sem preconceitos, as condições de uma Índia sem luxo em meio a pobreza e uma Austrália bem desenvolvida, ou seja, Greig conseguiu passar os dois lados da vida de Saroo por meio de uma fotografia incrível e criando uma visão entre o caos e o conforto.
Já a trilha sonora é composta pelo alemão Volker Bertelmann (também conhecido como Hauschka) que trabalhou em A Praia do Futuro (2014) e pelo americano Dustin O'Halloran que compôs a trilha Loucamente Apaixonados (2011). A dupla arrasou na trilha sonora de Lion, cada música composta por uma comoção diferente, se encaixando em cada cena e se equilibrando ao decorrer do filme.
Por fim, Lion: Uma Jornada Para Casa tem muito para oferecer a quem assistiu ou vai assistir. O filme aborda temas construtivos como o bom uso da tecnologia, o bem da adoção e também, o significado de pertencer a um lugar.
Lion: Uma Jornada Para Casa lançado em 2016, concorre em 6 categorias no Oscar, inclusive de melhor filme. Um drama, traçado por uma grande aventura e que te faz ter coragem de encarar os próprios traumas e dar uma baita lição do que é ser um ser humano.
Título Original: LionTítulo no Brasil: Lion: Uma Jornada Para Casa
Direção: Garth Davis
Gênero: Drama
Ano de Lançamento: 2016
Duração: 118 min
País: EUA
Nota IMDb: 8,0/10,0
RottenTomatoes: 87%
Avaliação: ✫✫✫✫ [a avaliação do Nerd vai de
✫ (uma estrela) a ✫✫✫✫✫ (cinco estrelas)].
0 comentários: