sábado, 17 de outubro de 2015

Quentin Tarantino

Por Unknown   Postado em  06:54   tarantino Nenhum comentário

Um dos maiores diretores do cinema moderno, conhecido pelos seus filmes com trilhas sonoras marcantes, temas fortes e de época, e que com certeza tem filmes que estão na lista dos favoritos de muita gente por aí. Além de diretor, é ator, produtor e roteirista dessa nova safra de Hollywood.

Sim, queridos leitores! Hoje iremos desbravar a história de QUENTIN TARANTINO, portanto, relaxe, prepare a pipoca e o refri e me acompanhe nessa jornada Tarantinesca!



Quentin Jerome Tarantino é um dos nomes mais importantes dos filmes independentes da década de 90. Tarantino nasceu em 1963, mas não começou já no sucesso, é claro, e iniciou sua carreira fazendo ponta como ator em vários filmes.

Em 1984, Tarantino trabalhava em uma locadora, em Manhattan, como balconista, onde conheceu o roteirista Roger Avary, que futuramente ajudaria o cineasta no roteiro de Pulp Fiction.
Por mais que Tarantino fosse formado em artes cênicas, ele gostava mesmo era de escrever. Seus primeiros roteiros vendidos (True Romance e Assassinos por Natureza) fizeram com que seu nome já ficasse conhecido.
A galera de Hollywood já estava prestando atenção em um então roteirista que escrevia estórias diferentes do que eles estão acostumados a ver, e então, numa festa de Hollywood, Quentin Tarantino conhece Lawrence Bender, que simplesmente incentivou sua mente brilhante a dirigir um filme.

Esse papo resultou no primeiro filme que Tarantino dirigiu: Reservoir Dogs (Cães de Aluguel), de 1992.
O filme tem um roteiro não linear, com palavrões e um leve toque de humor. Muito sangue e violência, e músicas eletrizantes e clássicas que compõem a trilha sonora.
Todos esses aspectos seriam marcas do diretor em todos os seus filmes, e com certeza o motivo dele ser querido por essa nova geração do cinema.
Cães de Aluguel tem Harvey Keitel, Tim Roth, Michael Madsen, Chris Pen, Steve Buscemi e o próprio Tarantino no elenco e ganhou algumas premiações em festivais de cinema.

IMDb: 8,4/10
Rotten Tomatoes: 92%



Depois do sucesso de Cães de Aluguel, Tarantino foi chamado para projetos, incluindo Homens de Preto, mas preferiu recusar e ir para Amsterdã, onde preparara seu próximo projeto, que não era nada mais, nada menos que:




Pulp Fiction (1994), ganhou a Palma de Ouro do Festival de Cannes e revolucionou a história de filmes independentes, quebrando o preconceito de que esse estilo de filme não era rentável.
O filme é bastante complexo (inclusive há diversas teorias nas interwebs), com um roteiro não linear dividindo a história em atos. Com personagens marcantes e muita violência, Pulp Fiction ficou lembrado pelos seus atores de altissima qualidade (Samuel Jackson, Uma Thurman, Bruce Willis) e por ter ressucitado a carreira de John Travolta, que estava na merda até então. E também fez com que Tarantino e Avary levassem pra casa o oscar de melhor roteiro original.
IMDb: 8,9/10
Rotten Tomatoes: 93%




IMDb: 7,5/10
Rotten Tomatoes: 87%

Seguinte à Pulp Fiction, Tarantino ainda escreveu mais roteiro e apareceu como ator ao lado de George Clooney em Um Drink No Inferno, em 1996. E no ano seguinte, seu 3° filme chegava nas telonas:
Jackie Brown foi adaptado de"Rum Punch", um roteiro que sofreu alterações pro filme ficar do jeito que Tarantino queria. O filme é uma grande homenagem ao gênero blaxpoitation (filmes que tinham  como público alvo os negros norte americanos) da década de 70. Jackie Brown é uma aeromoça de uma pequena linha aérea do méxico, porém ela também é contrabandista de dinheiro, a mando de Ordell Robie (Samuel Jackson again), um traficante de armas que está na mira da Bureau de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e explosivos (ATF).
O elenco também conta com Bridget Fonda,Chris Tucker, Michael Keaton e Robert DeNiro.




Kill Bil Vol. 1: IMDb 8,1/10
Rotten Tomatoes: 85%
Kill Bill Vol. 2: IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 84%

Tarantino decidiu fazer um novo filme, que seria Bastardos Inglórios, mas ele adiou o projeto pra trabalhar em Kill Bill.
E então, em 2003 Kill Bill - Vol. 1, com Uma Thurman sendo a personagem principal, fora lançado.
A história do filme nos traz a Noiva buscando sua vingança. As ex-parceiras de Beatrix Kiddo, o Esquadrão de Víboras Mortais, tentam matá-la no dia do ensaio de seu casamento.
A obra completa, que originalmente era pra ser um filme só, foi dividida em dois filmes, Kill Bill Vol.1 e Vol.2, e os filmes são divididos em capítulos.  É impressionante como Tarantino usa o seu poder de diretor nesse filme, usando o tema vingança usando a violência que só ele sabe usar, e ao mesmo tempo fazendo uma homenagem aos filmes antigos de Kung Fu, filmes japoneses de samurai,  western spaghetti italiano, trash, anime e faz grandes referências pra cultura pop em ambos os filmes.
Em 2005, Tarantino anunciou um projeto chamado Grindhouse em parceria com o diretor Robert Rodriguez. Em 2007 lançou o filme Á Prova de Morte, estrelado por Kurt Russel e Rosario Dawnson. O filme foi exibido nos cinemas em uma sessão dupla, junto com Planeta Terror,de Rodriguez.
Também é uma grande homanagem, só que mais parodiada, aos filmes antigos de terror B.
A história é um grupo de meninas (na verdade dois grupos, em tempos e lugares diferentes) que são perseguidas por um dublê em seu carro super mortífero.
IMDb: 7.1/10
Rotten Tomatoes: 67%



Em 2009, Tarantino deu um final ao nazismo, o fim que todo mundo gostaria que tivesse realmente acontecido, em Bastardos Inglórios. Destaque pra esse filme sensacional com incrível atuação de Brad Pitt, Christoph Waltz, Michael Fassbender, Eli Roth, Til Shweiger e Melanie Laurent.
O filme também tem uma história dividida em capítulos e fez com que Tarantino levasse a premiação de melhor elenco e que Waltz levasse pra casa o Oscar de melhor ator coadjuvante.
O filme também tem uma cena que é uma das mais cômicas dos filmes de Tarantino (GORLAMI!). 

IMDb: 8,3/10
Rotten Tomatoes: 89%


Em 2012, lançou Django Livre, um faroeste que também contou com a presença de Christoph Waltz e Samuel L Jackson e Leonardo DiCaprio. A história é mais uma de vingança de época, o que já havia sido visto em seu ultimo filme, e a atuação de Christoph Waltz o rendeu o oscar de melhor ator coadjuvante (agaaain). 

IMDb: 8,5/10
Rotten Tomatoes: 88%









O 8° filme de Tarantino sai ano que vem aqui no Brasil, com o título Os Oito Odiados,  contando com a presença de Samuel Jackson de novo,  Kurth Russel e Zoë Bell, os queridinhos do diretor.
Ansiedade é o que define pra ver um filme desse diretor que eu aprendi a admirar tanto por suas técnicas extravagantes e marcantes, que faz a cabeça de qualquer um explodir, nas telonas.

O trabalho de Tarantino ainda está presente no filme Sin City - A cidade do pecado, onde foi convidado como diretor-especial, para a cena do carro entre Cleven Owen e Benicio DelToro, também apareceu na série de televisão Alias. Em 2005, dirigiu o episódio final de CSI (o episódio de duas horas. Entre vários outros roteiros recentes também.


É isso galera! Espero que tenham gostado do post! 
Se você admira o diretor Tarantino tanto quanto eu, deixe seu comentário abaixo dizendo o que mais curte dos filmes dele!
Qualquer crítica, elogio ou sugestão é bem-vinda!
Até a próximaaaaa :D

0 comentários:

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.