segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Batman & Robin: Eternos | Nova revista quinzenal da DC!

Por Unknown   Postado em  15:53   quadrinhos 1 comentario

Em 2015 saíra aqui no Brasil a bat-saga "Batman: Eterno" para comemorar os 75 anos de morcegão. A série era lançada semanalmente e foi bem aclamada pela crítica, finalizando na sua edição 52 (assim como todos os títulos dos novos 52). Não muito diferente, nosso querido Robin também completou 75 anos, e para comemorar, ganhou a saga de título "Batman e Robin: Eternos".
Essa série acaba de chegar no Brasil com periodicidade quinzenal pela editora Panini Comics. A história terá seu desfecho na edição #13, e é bom saber em qual edição uma série irá acabar, porque assim dá pra se planejar financeiramente (risos).
Se por um acaso você ler esse post e quiser acompanhar a série por scans, não se assuste com a quantidade de números. São, na realidade, 26 capítulos até agora. Provavelmente por causa do Rebirth (uma nova reformulação editorial da DC, que fica pra um futuro post) a Panini optou por esse estilo de publicação, lançando dois capítulos por volume.


 Sinopse:  
O Batman está morto. Ou pelo menos é isso o que pensa a maior parte do mundo… Na verdade, somente seus parceiros de batalha mais próximos conhecem a dramática situação atual do herói: apesar de ter sobrevivido a seu último embate contra o Coringa, o Homem-Morcego perdeu toda sua memória no processo! Sendo assim, a paz Gotham agora depende de heróis como Capuz Vermelho, Robin Vermelho, Pássaro Azul, Spoiler e do superespião Grayson. O que eles não imaginam é que atos do passado de seu próprio mentor estão prestes a lançar a cidade em mais um violento e imprevisível ano…


Sobre a história:
Batman e Robin: Eternos é meio que uma continuação da outra bat-saga Batman: Eterno. Algumas coisas que são necessárias saber para entender a história (claro que não precisa ler tudo do Batman dos Novos 52, mas alguns pontos têm referências fortes e o leitor pode ficar um pouco perdido):
Na série principal do Batman, um carinha bem peculiar usou o manto de Batman após Bruce Wayne ser dado como morto em uma luta com o Coringa. Esse cara é ninguém menos que Jim Gordon, que usa uma armadura robótica inspirada no Batman. Há também referências a outras bat-sagas; A Sombra do Batman e como já dito, Batman Eterno. Mas essas não atrapalham muito a leitura - eu, por exemplo, não li essas duas sagas e tive uma leitura agradável.

Na trama são apresentados alguns personagens bem conhecidos de Gotham: Dick Grayson, o primeiro parceiro do Batman, antigo Asa Noturna e atual superespião. Jason Todd, o Capuz Vermelho, segundo parceiro do Batman (que inclusive já morreu mas tá vivo agora). Tim Drake, mais um Robin (Robin Vermelho) e terceiro parceiro do Batman.
O jeito que esses personagens são apresentados na história é uma coisa muito legal de se ver, há um certo trabalho dos roteiristas em fazer isso. É introduzido, também, uma personagem que já deu as caras no universo do Morcegão, já atuando como Batgirl ao lado do mesmo: Cassandra Cain. Porém, nessa revista ela está um pouco diferente...

 A trama basicamente mostra um mistério em torno de algo muito estranho que Dick Grayson acaba descobrindo, e que está relacionado com ele próprio e seu início como parceiro de Batman, e também com Jason Todd, o atual Capuz Vermelho. No segundo capítulo vemos um vilão aparecendo na história e dá pra suspeitar que ele faz parte de tudo isso.

Há duas linhas temporais na HQ. Uma que mostra o tempo real e a outra com flashbacks que provavelmente serão importantes para a trama. A forma como a história é corrida é muito boa. É uma leitura muito agradável, visualmente falando também. Tem muita aventura e ação, com cenas bem desenhadas, personagens com roteiro bem construído, e é muito divertido ver como esses personagens interagem entre si.



Por mais que você não tenha lido nada das mensais do Batman, é uma leitura muito agradável de se fazer. É normal no começo se sentir perdido com tanta coisa acontecendo mas conforme a história vai se desenvolvendo dá pra perceber que a saga toda vai ser um negócio bem legal de acompanhar.
Então, corre pra banca mais próxima que ainda dá pra achar a primeira edição por aí! E corre duplamente, porque o segundo volume também tá nas bancas! :D

Alguns detalhes técnicos:

Batman & Robin: Eternos #1 (Histórias originais: Batman & Robin Eternal 1-2)
60 Páginas
Distribuição Nacional
Ponto de venda: Bancas
R$ 8,20

 





Batman e Robin: Eternos #2 (Histórias originais: Batman & Robin Eternal 3-4) 44 Páginas
Distribuição Nacional
Ponto de venda: Bancas
R$ 6,90

Um comentário:

  1. Já está na minha lista!
    Eu amo o Jim Gordon e o Dick Grayson!
    Eu tô muitooo animada para ver a Cassandra Cain (Tony Daniel comentou bastante sobre ela).
    E esse post aumentou muito a minha vontade de adquirir!
    Amei.

    ResponderExcluir

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.