sábado, 24 de setembro de 2016

O Dossiê Pelicano (John Grisham)

Por Unknown   Postado em  05:34   resenhas Nenhum comentário

Escrito por John Grisham no ano de 1992, O Dossiê Pelicano tem as características únicas do autor, toda a trama voltada para o mundo da advocacia e com muito suspense. O autor é mestre em narrativas completamente tensas e investigativas envolvendo o mundo da advocacia. E assim como em A Firma (1991) ele faz uma história impressionante de prender completamente o leitor. Pelo sucesso do livro, foi feito um filme em 1993 que foi dirigido por Alan J. Pakula.


O que motiva toda a história é a morte de 2 juízes do Supremo, um é Rosenberg, que é bastante poderoso e que defende causas liberais e o outro é Jensen, um homossexual que em suas noites frequenta cinemas de pornô gay. As mortes são bem arquitetadas e bastante limpas, quase um crime perfeito. Porém, a atraente estudante de direito Darby Shaw elabora um dossiê contendo especulações de quem foi o mandante do crime e a quem ele pode ter ligações, e o denomina de "dossiê pelicano", o qual ela entrega para o seu "amante namorado", Thomas Callahan, um professor de direito e grande fã do juiz Rosenberg.

O dossiê circula até parar nas mãos erradas e causa muitas mortes, inclusive a de seu namorado. Isso ocorre pelo valor e poder que ele tem, capaz de derrubar homens extremamente ricos e até mesmo o presidente.
Porém ela ainda tem a ajuda do jornalista Gray Grantham, que ajuda-a a desvendar quem foi responsável pelos crimes. 
Então aí começa toda a aventura, as perseguições, os assassinatos, as investigações e muita coisa de causar tensão durante boa parte da leitura.

Durante toda a história, Darby fica aflita pois está sendo perseguida e fica impactada pelas mortes que foram causadas por conta do seu dossiê. Mas ela usa toda sua habilidade admirável para conseguir fugir de toda essa confusão e colocar suas "cartas" em jogo.

Uma coisa boa é que a leitura flui muito bem e causa desejo de continuar e não parar mais, só para poder descobrir o que vai acontecer. O autor, quando tem a necessidade de detalhar, detalha de forma bastante simples e não se estende e faz com que a leitura não se torne cansativa, muito pelo contrário.


A trama se desencadeia aos poucos e você fica impressionado com tudo o que acontece, é simplesmente genial. Épor isso que seus livros venderam mais de milhões, simplesmente pelo fato de ele fazer narrativas excepcionais usando abordagens diferentes mas sempre dentro do mundo da advocatura.

John Grisham como sempre, fez um ótimo trabalho nesse livro, mas só algo que me decepcionou um pouco, foi o final, pois eu esperava um final mais "agitado". Mas nem por isso o livro torna-se ruim, é um livro maravilhoso e indispensável para quem gosta de ler.


Avaliação: ✫✫✫✫
[a avaliação do Nerd Nas Estrelas vai de ✫ (uma estrela) a ✫✫✫✫✫ (cinco estrelas)]

Até a próxima, nerds!

Postado por +Ruan Gabriel 

0 comentários:

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.