Olá pessoas. Quem escreve aqui é Renato Zanotte, do blog Foi Pra Estante. E como há crossover nos quadrinhos, porque não existir aqui também, não é? Então, a convite do Mister Saboia, cá estou.
Aranhaverso 005 |
Aranhaverso 005 é praticamente focado na Mulher-Aranha (Jessica Drew). Caso você não saiba do que se trata, o Aranhaverso foi uma saga nas páginas das revistas do Homem-Aranha, onda a família dos Herdeiros (vampiros que se alimentam de energia dos tótens aranha) saíram à caça de todos Homens e Mulheres (e outros bichos)-Aranhas de todas os universos possíveis. O Homem-Aranha, na época com a mente de Otto Octavios e o Capitão Aranha (Homem-Aranha do universo do Capitão Britânia) foram uma força tarefa para impedir essa caça. Mas vários Aranhas de vários universos foram mortos. Claro que há uma ligação direta com Guerras Secretas, já que nessas Guerras os mundos colidem-se e muitos heróis e vilões morrem. Bom, mas depois do fim dessa saga, a revista Aranhaverso continuou mostrando alguns acontecimentos relacionados à essa saga.
O que você precisa saber para ler essa revista é que a Jéssica Drew ao voltar do Multiverso, resolve sair dos Vingadores e levar sua vida de modo autônomo. Salvando um cidadão aqui e outro ali. Ela troca o uniforme e não faz muita questão de esconder sua identidade. Mas, como nem tudo é perfeito, ela acaba presa e depois liberada por Ben Urich que tenta convencê-la a ajudá-lo em uma investigação sobre o sequestro de familiares de bandidos classe Z. Um desses bandidos, Roger, o Porco-Espinho (?), acaba tornando-se parceiro deles nessa investigação, e o alívio cômico da história. Há umas piadinhas, umas pequenas referências (em um momento ela cita aquela famosa capa onde ela está em uma pose um tanto quanto erótica), algumas tiradas bem colocadas. As duas únicas coisas que não me agradou foi que de uma história para outra, é impossível ela ter trocado de roupa civil pra uniforme, e não mostra como isso acontece, a outra é em um diálogo o interlocutor falar que ela não mandou um "Whatsapp" para ela. Esse aplicativo é muito famoso aqui, mas lá fora nem tanto, onde praticamente é usado o SMS (ou torpedos, aqui). Acho que forçaram na adaptação para deixá-la mais descolada. Não interfere, mas pedir um SMS soaria mais natural.
Capa de Spider-Woman 010 |
E vou confessar que achei o motivo do sequestro muito bem bolado, algo não tão comum e até ela mesma acaba ficando espantada achando que iria dar de cara com Dr. Destino ou outro mega vilão. Mas ela acaba gostando desse ambiente e eles três saem uma road trip para uma nova missão envolvendo zumbis e vacas alteradas geneticamente. Eu realmente gostei dessa revista, não é algo sensacional ou um novo clássico, mas é um abordagem diferente para uma heroína com um problema conhecido por nós mas ocultado por muitos. Eu realmente achei a ideia muito boa, Dennis Hopeless, que é o roteirista, fez um belo trabalho. A última história dessa revista nem vale a pena comentar. É uma história de 2014 (as outras são de 2015) do Homem-Aranha com Mystério. Serve apenas para completar o número de páginas e nada mais.
Jessica Drew |
Esse Aranhaverso 005 compila as revistas Spider-Woman 1 à 10; e é interessante esse tipo de formato por ser uma personagem que provavelmente não venderia muito, assim como os ótimos encadernados da Viúva Negra que terminaram recentemente. Nós conhecemos essas heroínas pelas suas equipes, sempre como coadjuvantes, e esse espaço que as heroínas vem ganhando é ótimo. Conhecemos um pouco mais da Natasha, agora um pouco mais da Jessica Drew, em breve teremos um filme solo da Mulher-Maravilha, temos uma série da Supergirls, e espero que venha mais. Não é mimimi feminista, é apenas que há espaço para todos e há quem consuma esse material. Anos atrás as mulheres nos quadrinhos serviam na sua maioria como escape sexual e isso foi levado um pouco para as telas dos cinemas. Em Capitão América: Guerra Civil, vemos uma Natasha menos sexualizada, o que não foi muito levado para Arlequina em Esquadrão Suicida. O caso da Arlequina é um pouco mais complicado, e requer um post só para ela. Quem sabe um dia, não?
Como pai de uma menina, fico feliz com isso. Apesar de ela saber os nomes dos principais super-heróis, ela sabe que há heroínas também. Ela coloca a camiseta do Batman, amarra uma capa e sai falando que é a Batgirl, para um fã como eu, isso é sensacional. E ela descobrir que há outras tantas heroínas por ai é fantástico. Hoje em dia vejo festas de aniversários com a temática Super-Heroínas. São meninas de Mulher-Maravilha, de Homem de Ferro e Hulk estilizadas (vestidos nas cores dos personagens), e toda a decoração de acordo com esse universo. Torno a repetir, isso é fantástico. Recentemente foi lançado uma coleção de actions (para mim sempre será bonequinhos) chamada DC Superhero Girls, juntamente com os desenhos. É uma escola de super-heróis, comandada pela Amanda Weller onde o foco são as heroínas. Tem a Mulher-Maravilha, a Arlequina, Batgirl, Supergirl, Hera e outras...O lado negativo é valor dessas actions. Como tudo aqui é elevado à milésima potência, acaba que ficamos só admirando nas vitrines.
Actions figures DC Superhero Girls |
Mesmo com os preços absurdos isso é muito bom, nós temos que dar essa escolha para as meninas, claro que princesas e Bárbies são lindas, mas não há problema algum se alguma queria sair por ai com uma camiseta do Capitão América, Batman e outros, ou pedir uma camiseta do Homem de Ferro. O universo dos quadrinhos é tão grande, tão vasto que isso é apenas uma ponta do iceberg, apenas uma iniciação para esse mundo incrível. E nós como pais e familiares, devemos incentivar sem colocar barreiras. Se você tem filhos, não imponha barreiras, se você conhece alguém que tenha filhos, incentive, mostre quadrinhos, conte histórias, leve alguns brinquedos relacionados. Tenho certeza que a infância dessas crianças será muito boa.
Qual pai fã de quadrinhos não ficaria feliz com uma festa assim? |
É isso ae!
Valeu, galera. Espero em breve estar de volta aqui.
E como hoje (08/09) é aniversário do Mister Sabóia, o proprietário desse blog, deixo aqui meus parabéns e muitos felicidades. Que esse ano tenha muitos e muitos quadrinhos e coisas boas na sua vida. E, claro, muito sucesso com o Nerd nas Estrelas.
0 comentários: