terça-feira, 13 de setembro de 2016

Homem-Aranha: Renovando os Votos | Guerras Secretas

Por Unknown   Postado em  17:46   quadrinhos Nenhum comentário

 

Antes de começar a falar sobre Renovando os Votos, explicarei rapidamente o que são as Guerras Secretas. 


Guerras Secretas é uma saga da Marvel, iniciada em 2015, que foi feita com o objetivo de dar um leve reboot no universo da editora. Basicamente, os eventos que vinham acontecendo nas outras revistas, principalmente a dos Vingadores, desencadearam os eventos das Guerras Secretas.
Explicando do jeito mais chulo possível: no cânone da Marvel temos vários universos, dentre eles o Universo 1.610 (o Ultimate) e o 616, que seria nosso universo "normal". O conceito de multiverso é bem comum nos quadrinhos, e nessa mega saga, eles estão prestes a colidir. E de fato, se colidem. A Incursão (nome dado a este evento) fez com que os heróis brigassem para salvar seus respectivos mundos, mas os mundos se chocaram e o que sobrou foi um mundo denominado Mundo Bélico, um mundo com resquícios dos outros universos que se colidiram. O Mundo Bélico é um mundo governado por Dr. Destino, onde é praticamente um deus lá. É difícil sobre comentar sobre isso rápido, mas vocês não tem noção da genialidade que está sendo essa saga.

É basicamente isso, perdoem-me se não expliquei direito. Mas há vários guias para entender as Guerras Secretas por aí na Internet (recomendo todos os vídeos do canal 2quadrinhos, é só entrar lá que vai ter vários) e também recomendo esse post aqui do blog Foi Pra Estante, do nosso querido e glorioso colunista Renato Zanotte.

Dentro desse contexto, quando se há mega sagas, sempre há uma coisa chamada Tie-in, quadrinhos feitos baseados na saga principal (e também feita para divulgá-las) com as devidas liberdades das equipes criativas.
Nos Tie-ins de Guerras Secretas a Marvel optou por ressuscitar algumas sagas antigas de sucesso como X-Men - Dinastia M que não deu muito certo, tem críticas bem ruins e os leitores não curtiram tanto. Outro exemplo, mas dessa vez efetivo é Velho Logan, uma minissérie que serve como continuação da original de 2008. Recomendadissima também, inclusive.

Homem-Aranha: Renovando os Votos é um desses tie-ins das Guerras Secretas. Originalmente publicada em 5 edições, a editora Panini Comics trouxe em formato de mensal, mas com todos os 5 capítulos inclusos. É uma pena que não tem uma lombada quadrada pra poder ficar na estante, porque muitas páginas (são 116 nessa hq) em lombada canoa grampeada não combina muito. Mas o que importa é que o R$14,00 gastos valeram a pena na hora da leitura.

 Escrita por Dan Slott e ilustrada por Adam Kubert, a história mostra um futuro alternativo para a vida de Peter Parker. Quem é fã número 1 do Aranha já sofreu muito na mão dos roteiristas, com vários momentos catastróficos. 
Nessa história o Cabeça de Teia tem uma coisa que todo fã sempre torceu para que ele tivesse: uma família. Nesse universo, ele é casado com Mary Jane e os dois tem uma filhinha.
No primeiro capítulo vemos tudo ser construído. A família Parker está toda reunida, pai, mãe e filha, tudo lindo... Daí nos é apresentada a famosa rotina de Peter na redação do Clarim Diário (dá até um sentimento nostálgico pra quem é fã roxo) mas lá ele descobre que alguns vigilantes estão desaparecidos. Justiceiro, Cavaleiro da Lua, Punho de Ferro e até mesmo o Demolidor. Então ele decide vestir o manto da Aranha e ir até a mansão dos Vingadores para ver se acha alguma resposta mas acaba tendo uma resposta pior. Todos os heróis estão reunidos, aparentemente em um momento de tensão. Vários heróis e vilões estão morrendo, e isso é por causa de Agustus Roman, A.K.A O Regente.
Peter fica dividido entre ajudar os Vingadores a salvar o mundo e lutar contra o Regente e salvar sua família que está nas garras de outro vilão famigerado; o Venom. E é claro que ele opta pela família.


Depois desses ocorridos, o vilão Regente ganha a batalha e começa o seu governo, que é basicamente ou eliminar todos os seres superdotados ou recrutá-los para seu regime fascista. Para proteger sua mulher e filha - que também tem os grandes poderes/grandes responsabilidades correndo em sua veia - Peter decide deixar de lado seu alterego durante um bom tempo.
Ao decorrer da história, vemos como Peter está disposto a fazer de tudo para proteger sua família, e isso é muito lindo de se ver.
Mas claro que um grande herói como o Aranha não iria arregar quando uma ameaça maior aparece, principalmente quando essa ameaça põe a vida de sua família em risco.

Augustus Roman, o Regente
A história continua, mas paro com as descrições por aqui para não estragar sua experiência. É realmente uma leitura muito agradável de se fazer, saudosista na medida certa, não exagera em nada e tem uma arte bem nostálgica que traz um Homem-Aranha bem desenhado.
As sacadas humorísticas não poderiam faltar nesse gibi, e todas são muito boas. MJ tem um bom senso de humor, mesmo tendo que lidar com tudo que acontece, Peter também, e claro que sua filha não fica de fora dessa. Com certeza essa garotinha puxou o pai nas piadocas.

É muito bom ler também como as coisas são resolvidas no desenrolar da HQ, e como elas finalizam. Renovando os Votos é um arco que não vai ficar no Top 10 de melhores histórias do personagem, mas com certeza um fã árduo não vai se esquecer tão cedo do que leu. É realmente uma singela e discreta carta de amor da Marvel para com os spidermaníacos.
No começo do post citei as referências e expliquei (ou pelo menos tentei) as Guerras Secretas. Mas fique tranquilo se você nunca leu nada do Spider. Dá pra entender tudo bonitinho, e se entrastes no mundo das HQs recentemente e busca por materiais pra comprar, esse é um que vale a pena adquirir. Claro que quanto mais bagagem de leitura melhor, mas é um arco bem agradável de se ler, mesmo sem conhecer muita coisa.

Ao decorrer das Guerras Secretas que a Panini está publicando aqui no Brasil, vou tentar fazer mais posts como esse, mas por enquanto é isso.

Não se esqueça de ver o post sobre GS do Blog Foi Pra Estante, e ficar atento por lá que ele vai estar atualizando posts sobre as Guerras também!

Detalhes técnicos:
Título: Homem-Aranha: Renovando os Votos (Renew Your Vows)
Roteirista: Dan Slott
Desenhos: Adam Kubert
Arte-final: John Dell
Cores: Justin Ponsor
116 páginas
Preço: R$ 14,00

0 comentários:

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.