quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Pokémon GO - Opiniões

Por Unknown   Postado em  16:22   nerd Nenhum comentário




Faz uma curta semana que Pokémon GO foi lançado em terras BR e, meus amigos, que semana. O game já tem um grande histórico de fatos bizarros e trágicos que aconteceram desde seu lançamentos nos EUA. Aqui no Brasil, apesar de pouco tempo, várias tragédias também já aconteceram; um menino saiu para caçar pokémon na noite em que o app foi lançado e foi roubado, esse fato provavelmente se repetiu Brasil a fora; uma pessoa já foi atropelada jogando o game, e recentemente uma criança de 9 anos morreu tentando capturar um pokémon.

Antes de engajar no texto deixe-me fazer um adendo: pensei em fazer um vídeo pro canal, mas me sinto mas confortável escrevendo, então espero que goste do texto! :)

É difícil já começar falando desses acidentes, pois a proposta da Niantic INC. (e creio eu, de todas as desenvolvedoras de jogos, ou a maioria delas) é de trazer o sentimento de aventura e a diversão aos seus usuários. E no casso desse game, isso é bem mais abrangente. Aquele que não entende nada da franquia nem dos desenhos pode baixar e se divertir tanto quanto o fã árduo que joga Pokémon desde o Game Boy. Esse último, portanto, pode se decepcionar um pouco porque a mecânica do jogo está muito mais simplificada, mas mesmo assim garante diversão.
Tenho que dizer que esse jogo me surpreendeu muito. Não o jogo em si, pois todo mundo já tinha visto em algum lugar como funcionava, mas sim tudo o que isso está proporcionando. É fato que existem outras tecnologias que são eternamente melhores que a presente em Pokémon GO, e também há várias outras áreas no mundo do entretenimento que abrangem um imenso público, mas ver tudo isso com os próprios olhos é um negócio surreal.
Deixa eu explicar. Desde que comecei a jogar nas ruas por aí, vi desde o moleque de 10 anos de idade, até o tiozão que já tem cabelos brancos, andando por aí com seus celulares atrás dos bichos. É impressionante.
O jogo também possui o sistema de batalha, que pode acontecer nos ginásios - pontos espalhados pelo mapa feitos exclusivamente pra isso. 


Se você não tem ideia de como é o jogo, o que acho meio difícil, aqui vai uma breve descrição:
Depois de criar seu "bonequinho", com poucas opções de aparência, você já tem que pegar um dos três Pokémon que aparecem (com um macete, dá pra pegar o Pikachu). A partir daí a melhor e mais eficaz maneira de ser bem sucedido no jogo é: andar. Para que os monstrinhos apareçam para o jogador, o aplicativo usa sua localização real, e eles só começam a aparecer no mapa conforme você anda. Para pegar itens o jogador tem que ir até uma pokéstop, pontos localizados no mapa, e se não for, a única maneira de conseguir esses itens é passando de nível, o que só acontece se você sair andando por aí e capturar Pokémon. Parece simples, mas é genial. Essa proposta da Nintendo foi cumprida e superada por seus usuários. Você com certeza já viu muita gente falando desse app e jogando nas ruas por aí. Eu, por exemplo, em todas as paradas que passei havia gente jogando. Em algumas não eram duas, três pessoas... eram muitas pessoas, muitos treinadores Pokémon. 
Sei que sou jovem, mas nunca vi uma coisa parecida com isso. Um jogo que faz as pessoas sairem de suas casas. E também não só o jogo, mas as pessoas em si, as coisas que estão acontecendo. Nunca vi tanta gente envolvida em uma coisa parecida. Claro que tem os eventos geeks, e etc, mas isso é diferente.


Para infelicidade de muitos o game também proporciona as tragédias que mencionei no inicio. Parte desses acontecimentos se devem por existirem muita gente que não pensa nesse mundo. Pessoas que não tem noção do perigo que o mundo é, ou pessoas que estão muito animadas que acabam nem se tocando do mundo real. Isso acontece com qualquer jogo, mas também é bem relativo.
Sobre os assaltos, só há que lamentar. Nem mesmo sair em grupo por aí é certeza de que você não irá ser assaltado. Estamos sujeitos a isso a todos os momentos, de dia, tarde, e claro, principal e exclusivamente à noite. Inclusive há dois meses atrás isso aconteceu comigo. Ou seja, com ou sem Pokémon GO, essas coisas acontecem.
Não adianta muita coisa falar, mas se você joga, tome cuidado, tente evitar que alguém estrague sua brincadeira, e até causar problemas maiores, porque um assalto sempre pode ser perigoso. E se não joga, mas conhece alguém que joga, seja amigo e alerte seu colega.

Pokémon é do demônio?
"Ore"?
Além dos assaltos e esses acidentes, outro problema que está aí para incomodar são algumas pessoas que só existem para reclamar de tudo. Abrem a boca para dar opiniões aleatórias que provavelmente ouviram alguém dizendo, não pesquisam, não procuram se informar e reproduzem todo tipo de porcaria que ouvem.
"Este jogo está contaminando nossas crianças", "o governo irá espiar e controlar todos". É interessante ouvir essa última, pois a mesma pessoa que posta essa suposta crítica, provavelmente coloca todos os dados em redes sociais, e isso já faz com que sua vida inteira esteja hospedada na internet.
Dentre as reclamações mais rídiculas, está a clássica "Pokémon é do demônio!"
É impressionante até onde vai o fanatismo religioso da galera...
Não tem como dizer que um desenho, um jogo, ou qualquer coisa de pokémon seja do demônio. E isso também não significa que seja de Deus. Deus criou o homem e o homem criou a máquina. Tudo no mundo pertence ao homem. A tecnologia pertence ao homem. O facebook pertence ao homem. O pokémon pertence ao homem.

Diversão e socialização
Chega de coisa chata. O jogo propõe muita diversão entre todos, e tenho certeza que quem joga já fez amizade ali na hora da caça, nem que seja de momento, mas a socialização entre pessoas é incrivel. Então esqueça o que a grande mídia diz, porque quando é relacionado a isso, o objetivo dela é realmente mostrar a tragédia, e não o lado bom que o game tem proporcionado (inclusiva hospitais estão usando o jogo para tirar crianças de suas camas). Mas tome cuidado, porque nem tudo são as mil maravilhas!

E ainda tem gente que diz que é do "demonho"...
Depois desse desabafo, vou ali caçar uns pokémon, porque um mestre não descansa até ter todos os bichinhos na pokedex! :D

0 comentários:

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.