Estamos no mês do Halloween e aqui no blog a temática já começa a aparecer nesse post.
Começando pelas definições Wikipedianas:
Zumbi é uma criatura cujo estereótipo define-se, nos livros e na cultura popular, tipicamente como uma pessoa morta reanimada usualmente de hábitos noturnos, que vive a perambular e a agir de forma estranha e instintiva; um morto-vivo; um ser privado de vontade própria, sem personalidade. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais e nos rituais do vodu haitiano: segundo crenças populares, o vodu faz com que uma pessoa morta volte à vida à procura de vingança com aquelas pessoas que lhe teriam feito mal.
Segundo o estereótipo popular, um zumbi é um ser humano dado como morto que, após sepultado, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e portando-se de forma a ver os seres humanos normais como presas.
É fato que os zumbis estão muito presentes na cultura popular. Estão constantemente nos filmes, sempre estão tocando o terror nos jogos de videogame, trazem o drama na televisão e além disso, tabém estão na literatura atual
O primeiro filme que trouxe essa ideia foi White Zombie de 1932, dirigido por Victor Halperin. O filme era sobre um homem que com a ajuda de uma poção misteriosa transformava pessoas saudáveis em trabalhadores zumbis. Em 1936, o filme ganhou uma sequência e aterrorizou o público com o Revolta dos Zumbis.
Nas décadas seguintes, essa ideia de poção mágica foi bem aceita e continuou fazendo sucesso nos cinemas. Até que em 1968 chegou um cara que mudaria o estilo dos zumbis no cinema, e basicamente em todas as áreas da cultura pop. Abandonando o Haiti e as poções magicas como cenário, George Romero criara um novo conceito sobre zumbis.
Em A Noite dos Mortos Vivos (1968) há uma misteriosa reanimação de pessoas que já estavam (ou já estiveram) mortas. Ben e Barbara são os protagonistas dessa história, que se unem para sobreviver a esses seres assustadores que andam desengonçados e têm como o principal objetivo devorar quem está vivo.
Além de ser um marco no cinema independente, o filme traz várias críticas a sociedade da época. Como vimos anteriormente, Nigh of The Living Dead não é o primeiro filme de zumbi, mas é considerado por muitos um progenitor de um novo gênero: o apocalipse zumbi.
Filmes:
Madrugada dos Mortos (2004)
Dirigido por Zack Snyder, o filme (que é um remake do original de 1978, de George Romero) mostra um grupo de sobreviventes que estão cercados por uma horda de zumbis em um shopping center.
Planeta Terror (2007)
Com o intuito de promover o gênero de "cinema apelativo", Planeta Terror é um tributo ao genero de zumbis. Um filme bizarro que traz um grupo de civis que tentam sobreviver ao apocalipse zumbi enquanto têm que lidar com uma unidade militar corrupta. O filme foi lançado nos cinemas americanos junto com um filme do mestre Tarantino; A Prova de Morte. Dirigido por Robert Rodriguez e produzido por Quentin Tarantino, o filme tem entre o elenco, Bruce Willis, Rose McGowan, e até mesmo a Fergie!
Eu Sou A Lenda (2007)
I Am Legend é um filme pós-apocalíptico de ficção científica, terror e suspense de 2007, dirigido por Francis Lawrence e estrelado por Will Smith e pela atriz brasileira Alice Braga. Smith interpreta o virologista Robert Neville, que é imune a um vírus originalmente criado para curar o câncer. Ele trabalha para criar uma cura enquanto vive em Manhattan no ano de 2012, numa cidade habitada por mutantes vítimas do vírus transmitido pelo ar.
Zumbilândia (2009)
O filme acompanha alguns sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis tentando encontrar um lugar que não tenha a praga. O filme é estrelado por Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone e Abigail Breslin com participação especial de Bill Murray.
Guerra Mundial Z (2013)
World War Z é um filme de ação, terror e suspense apocalíptico britânico e estadunidense, dirigido por Marc Forster e escrito por Matthew Michael Carnahan. Ele é baseado no romance literário de mesmo nome de Max Brooks. É estrelado por Brad Pitt que interpreta Gerry Lane, um homem que trabalha nas Nações Unidas à procura de sobreviventes e informações sobre o apocalipse zumbi que tomou conta do mundo.
No mundo dos videogames o que não falta é apocalipse zumbi:
Left For Dead, sobrevivência cooperativa, o jogo já virou uma saga. |
Dead Rising, atualmente exclusivo da Microsoft, para Xbox. |
Resident Evil, com 6 jogos, também tem adaptações cimeatográficas, com o sexto filme ainda em produção. |
Um dos melhores jogos de todos os tempos, The Last Of Us é exclusivo da Sony. |
O mundo Zumbi ainda se expande nas séries e nos livros. Mas isso é história pra outro post...
Por hoje é isso, galera! Obrigado e até a próxima!
Críticas e sugestões são bem-vindas nos cometários abaixo!
:D
0 comentários: