Esse é o primeiro post sobre música aqui no Nerd, provavelmente será o último, depende... Mas o motivo de eu estar escrevendo isso é um amor incondicional que eu sinto por certa banda aí. O motivo principal, na verdade, é o lançamento do novo disco do Red Hot Chili Peppers, The Getaway.
Com mais de 30 anos de carreira, 11 álbuns de estúdio (contando com esse último), os Chili Peppers tiveram altos e baixos durante a sua jornada. 4 guitarristas diferentes já estiveram na formação oficial da banda, dois bateristas (o atual, Chad Smith, desde 1988). O primeiro momento turbuloso na vida dos Peppers foi quando Hillel Slovak, primeiro guitarrista da banda, foi encontrado morto em seu apartamento em 1988 por overdose de heroína. O fato foi tão forte que o baterista Jack Irons não conseguia mais ficar na banda pela perda de seu amigo, mas isso não impediu o vocal Anthony Kiedis e o baixista Flea de irem atrás do seu sonho. Até mesmo pelo seu amigo, continuaram e contrataram o baterista Chad Smith e o guitarrista (polêmico) John Frusciante.
Os Peppers no inicio da carreira. Da esquerda pra direita: Flea, Anthony, Jack Irons e Hillel Slovak. |
De cara, dá pra dizer que o tema principal da banda é: sexo, drogas e Califórnia. Não necessariamente nessa ordem. Os caras começaram com um gênero até então não muito explorado pela mídia, o Funk, e estouraram já no mundo inteiro. Mas é claro que com tanto tempo de carreira, já passaram por diversos estilos musicais.
1991: esq/dir: John Frusciante, Anthony Kiedis, Chad Smith, Flea. |
Em 1991, os caras animadinhos e loucos que tocavam pelados em suas apresentações (costumo chamar de Mamonas Assassinas de L.A) inovaram completamente com algumas faixas melancólicas, e estouraram. Under The Bridge é um exemplo muito bom pra isso.
1999 |
Aposto que você já ouviu falar de "Californication". É com certeza a mais conhecida da banda. Iniciou o grande período de auge dos Peppers: os discos By The Way (2002) e o duplo Stadium Arcadium (2006). Esse último com certeza originou as melhores turnês do grupo, onde o guitarrista Frusciante explorou tudo que já havia usado em sua carreira com a banda. Solos de guitarra monstruosos, riff's de baixo de baixo inacreditáveis e apresentações surpreendentes. Mas como nem tudo são flores, John anunciou sua saída da banda em 2009, e já de supetão a banda chamou o atual guitarrista, Josh Klinghoffer, para tocar junto com eles.
Capa do penúltimo disco: I'm With You (2011) |
Em 2011, lançaram o então (para a crítica) murcho I'm With You. Na verdade, é diferente, mas continua sendo muito bom. Aí a banda conseguiu alavancar em uma turnê boa.
Quando finalmente, 17 de junho de 2016, a banda lança o 11° disco: The Getaway.
Aqui sim vemos uma essência dos Peppers. Um pouco de Stadium Arcadium, um pouco de Blood Sugar, Californication e até uma pitadinha de By The Way.
Os caras vieram arrebentando tudo, trazendo com certeza um de seus melhores trabalhos. Tem músicas com técnicas não exploradas antes pelos integrantes, músicas com o baixo clássico de Flea, algumas que parecem uma balada, e até mesmo uma com um piano feito por ninguém menos que Elton John!
Pois é, todos com 50 anos nas costas (ou mais) ((menos o Josh)), mas ainda assim conseguem fazer música boa, música de verdade. Música, e não hits que já no outro dia estão esquecidos. Então o que posso dizer é: vejam esses links que vou deixar aqui embaixo, e curtam o momento...
Obs.: Isso aqui não foi uma crítica, resenha, nem nada disso, apenas um post feito por um fã que está emocionado ao acompanhar esse momento novo na carreira de sua banda favorita! :D
0 comentários: