quarta-feira, 11 de maio de 2016

Marinheiro de Primeiros Heróis #1 - Wayne de Gotham

Por Unknown   Postado em  17:51   MPH Nenhum comentário

Pois é, dessa vez não é post do Rafael. Na verdade eu comprei e agora esse blog é todo meu. E claro que isso é mentira. Se você não me conhece (!!!) eu me chamo Paulo, mas pode me chamar de Cirilo. O cachê que o  Rafa está me pagando é bem alto então aceitei aparecer aqui de vez em quando para escrever umas paradinhas legais. Então, sem perca de tempo - e linhas -, vamos ao que interessa. 


Bruce Wayne nunca teve um contato intimo com o passado de seus pais. Não se lembra de tudo sobre eles. E a fonte que pode relevar tudo a ele, é um tumulo -ou Alfred -. O príncipe de Gotham nunca teve acesso a essas informações. Até que são encontrados, por toda a cidade, convites minuciosamente fabricados e convidando a todos para uma Festa. Festa essa que vai celebrar o passado de seus pais. Ou lamentar.


E agora, meus queridos, eu vos falo como um leitor recém inserido no mundo dos heróis. Tudo o que eu sei é o que o SBT passava em desenhos ao meio dia.

Wayne de Gotham é narrado em terceira pessoa de forma não linear entre o presente e contando com flashbacks do passado. O livro é centrado no passado de Thomas (pai de Bruce) e na vida frívola do cavaleiro das trevas. Escrito por Tracy Hickman em 2013 e publicado no Brasil em 2014 pela editora Fantasy. 

Logo no começo, o livro já conta com uma escrita bem intensa. Assombrosa até. Um flashback de Thomas e Patrick Wayne, filho e pai, respectivamente. Pai e vô de Bruce Wayne. Tracy Hickman soube como começar uma história de um herói clássico, fazendo novos leitores criarem curiosidade sobre a figura e ao mesmo tempo, creio eu, não desapontando leitores antigos. 

A escrita é bem precisa, detalhando muito bem cenários, roupas, movimentos... Uma das melhores partes é quando o autor descreve o efeito da batroupa sobre o homem, isso foi incrível. Todos os capítulos são bem começados e terminados. Sem deixar que a história fique massante ou superficiais. Hickman começa e termina onde precisa. Mas ao mesmo tempo, mantém o novo leitor bem informado sobre Gotham City e seus personagens principais. 

A aparição dos vilões clássicos como a Harley Quinn (a primeira a aparecer), Charada e Coringa foram um tanto quanto plausíveis. Ao tempo que o vilão estava no presente, exercendo seu papel, Hickman não deixa ele passar sem que conte em, pelo menos um parágrafo, as origens do personagem. Por isso, é impossível se sentir perdido, muito pelo contrário, você lê tão assiduamente que é possível até afirmar que você acompanha o personagem desde sua primeira aparição, em 1939. 

Os flashbacks - constantes por todo o livro -  são bem construídos, de modo que voltam no passado para explicar o presente e contam as consequências do presente espelhadas em ações do passado. Até aqui, nenhum ponto negativo. Hickman me faz crer que ele escrevera o livro mais simplificado sobre o Batman em toda a história (embora esse seja o primeiro que eu li). O que causa um leve incomodo são as "cenas" super agitadas em alguns capítulos e outras super paradas faroeste-com-palha-voando em outras, o que não é cem por cento um ponto negativo. 

A diagramação do livro deixa a desejar. As bordas são curtas demais, dificultando a leitura de palavras mais ao centro do livro e as letras miudinhas que dá desespero a qualquer míope, e em algumas páginas você fica na dúvida se o alinhamento está certinho ou se está torto. O fato do livro não ter orelha, fez com que eu o destruísse mais rápido. Tendo que dobra-lo ás vezes (Graças a minha ignorância em odiar marca página). 

No Geral, é um ótimo livro. Como marinheiro de primeira viagem no universo das HQs, eu gostei bastante. Me senti inserido no contexto, sem que me sentisse perdido em qualquer momento do livro. Sempre tive um medo muito grande em acompanhar esse tipo de livro por não ter tido nenhum contato com eles no passado. inclusive no dia, morri de medo de ter comprado esse livro e não entender nada sobre a leitura. Mas pelo que vi através de Wayne de Gotham, é uma questão que pode ser resolvida facilmente, não só com histórias do Batman, mas sobre todos os heróis (pelo menos da DC, eu acho). Wayne de Gotham foi, com certeza, o primeiro passo para outros livros e HQs que certamente virão. Afinal, nunca é tarde demais para os heróis. 



Título: Wayne de Gotham 
Autor: Tracy Hickman 
Ano de Publicação: 2013
Páginas: 270 
Skoob: ✫✫✫ / ✫✫
Cirilo: ✫✫✫ / ✫✫



É isso galerinha, espero que tenham gostado da minha aparição por aqui. Comenta aqui em baixo quais são seus heróis favoritos e o porquê. Até mais!! Ah, sempre vou aparecer aqui com posts como esse, sobre o mundo do heróis, de leigo para leigo. Poque a gente se entende. 
Uma abração!
Postado por +Paulo Costa 

0 comentários:

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.