quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Boyhood (2014)

Por Unknown   Postado em  11:13   Cinema Nenhum comentário


Do mesmo diretor de Escola de Rock e da trilogia Before, com incríveis 12 anos de produção, Boyhood traz a história do do garoto Mason Jr. e os acontecimentos de sua vida, e o acompanha desde os seus 6 anos de idade até os 18.




Se você nunca ouviu falar desse filme, aqui vai um pouco de sua história:
Lorelei Linklater, Hawke e Ellar Coltrane.
Após fazer os filmes 'Antes do Amanhecer', com o ator Ethan Hawke, com dialogos cotidianos e os conflitos de um casal da vida real, o diretor Richard Linklater teve uma ideia que não se  vê todo dia em Hollywood: vamos acompanhar a vida de um garoto por 12 anos. Da infância à juventude.
Linklater chamou sua própria filha para viver a irmã do garoto, e Hawke para viver o pai das crianças.


Durante 12 anos, o elenco se juntava a cada ano e faziam as gravações. E o melhor de tudo: por causa de uma lei trabalhista os EUA, que só permite um contrato máximo de 7 anos, nenhum ator assinou um contrato. Isso mesmo, leitor. O diretor teve que confiar na palavra de cada envolvido no trabalho, durante DOZE anos. Mas e se algum morresse? Bom, provavelmente o diretor mudaria o roteiro ou cancelaria as gravações. Porém se alguma coisa acontecesse com Richard Linklater, se ele batesse as botas, estava estabelecido que Ethan Hawke comandaria as gravações.

O ator Ellar Coltrane, que viveu (literalmente viveu) o garoto Mason, afirmou que só teve ideia mesmo do que estava fazendo quando o longa foi lançado, no ano passado. Ele disse também que não lembrava de muitas coisas das gravações, mas quando assistiu ao filme pela primeira vez, se emocionou (assim como os outros atores) ao ver sua infância, adolescência e juventude passando diante de seus olhos.

Mason (Ellar Coltrane) e Samantha (Lorelei Linklater)

De fato, foi dificil fazer uma produção dessas. Porém, as mudanças de Coltrane não foram problemas para o projeto. Pelo contrário: o diretor queria que tudo fosse mostrado naturalmente. Quando o garoto teve espinhas, por exemplo, Linklater pediu para que não as escondesse, porque adolescentes tem espinhas mesmo! E quando o jovem Coltrane decidiu colocar os brincos, comunicou o diretor perguntando se podia, e é claro que Link não negou. Os cortes de cabelo que você vê no protagonista ao longo do filme, também foram invenções do próprio (e que diga-se de passagem, funcionou perfeitamente).

A ideia era que os atores deixassem transparecer os fatos que aconteciam em suas vidas para as telonas. Dias antes das gravações, o diretor tinha conversas com eles e preparava os diálogos a partir dali. Ele deu a liberdade para os atores colaborarem com o roteiro, nos dialogos, fazendo com que eles próprios fizessem referencias aos acontecimentos de suas vidas. Pegando o exemplo de Ethan Hawke: o pai de Mason dá a ele um CD de musicas dos Beatles quando o menino faz 15 anos. Aquilo realmente aconteceu na  vida do ator. Quando sua filha fez 15 anos, ele deu um CD de coletânea das melhores músicas dos Beatles.


Não espere ver algo como "1 ano depois" ou escrito na tela "2006". Repare nas referências, tanto musicais como dos diálogos e assim dá pra saber em qual época a cena se passa. São quase três horas de filme que valem MUITO a pena serem vistas

A análise do filme portanto, você tira por si próprio. O garoto deixa transparecer seus sentimentos através de suas reações e expressões, ao decorrer do filme, você sente com ele as alegrias e tristezas, E ao final do filme, você tira suas próprias reflexões da história, e com certeza algumas lições de vida.


O filme levou vários globos de ouro, foi indicado ao Oscar de melhor filme (entre outros) mas a atriz Patricia Arquette saiu de lá levando pra casa o oscar de melhor atriz coadjuvante.

Notas de Boyhood:
IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 98% / 100%

Até a próxima! :)


0 comentários:

Voltar para o topo ↑
Nos siga por aí

© Nerd Nas Estrelas.
Thanks, Ron.