Papillon: Um "voô" para a liberdade!
Um filme que conta a história de Henri Charriere, mais conhecido como Papillon (borboleta em francês). Papillon, após ser preso inocente, é levado da França para uma prisão com péssimas condições e alimentação precária na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa. No percurso, ele conhece Louis Dega, que tornou-se seu companheiro de cela e fiel amigo.
O que motiva todo enredo, é Papillon tentando a todo momento alcançar a liberdade. Diante disso, acontece inúmeros problemas e aventuras, inclusive momentos que vemos o personagem lutando contra o seu psicológico. E ainda, indiretamente, somos colocados diante do questionamento do que é liberdade para nós.
O roteiro fica por conta de Lorenzo Semple Jr. e Dalton Trumbo. Porém, a narrativa é bastante lenta, sem ação e em certos momentos torna-se um pouco cansativa. É necessário bastante paciência para conseguir aguentar as 2 horas e 37 minutos de filme. E ainda, temos um roteiro com muitas "mesmices" e clichês que acabam tirando a potência de um filme que poderia ser maior do que é.
Mas, compensando a narrativa cansativa, os atores fazem uma bela atuação diante dos personagens que os foram entregados. Destaque para Steve McQueen (Papillon) e Dustin Hoffman (Louis Dega), principais personagens personagens do filme.
Steve McQueen à esquerda e Dustin Hoffman à direita |
Nesse filme, não temos muita trilha sonora. Mas, o pouco que aparece, não se encaixa nas cenas e acaba tendo um exagero, talvez pelo desejo de dramatizar a cena ou impulsionar de forma forçada, a ação. E para um filme de 1973, a fotografia é razoavelmente boa, com momentos bem capturados e iluminados.
Papillon, é um filme que apresenta pontos positivos, mas muitos pontos negativos. E é um filme para se ver num dia chuvoso ou em um dia que não se tenha nada para fazer.
Título: Papillon
Duração: 2h37min
Direção: Lorenzo Semple Jr. e Dalton Trumbo
País: EUA
Nota do IMDb: 8,0/10
Rotten Tomatoes: 82%
0 comentários: